06 Oct 09

CAUTERIZAÇÃO CAPILAR: UM TRATAMENTO PODEROSO PARA OS CABELOS

Para manter os fios bonitos, muitas pessoas falam em fazer uma cauterização nos cabelos, mas afinal o que é isso?

A cauterização é um processo que reestrutura a fibra capilar. É a queratina que dá maciez, brilho e movimento aos cabelos, os fios que perdem muita queratina ficam secos, quebradiços e sem vida, a cauterização é usada para repor a queratina perdida. Ela não serve para alisar os fios, mas sim regenera os cabelos de dentro para fora.

Esse processo cicatriza as cutículas do cabelo, fazendo com que as proteínas permaneçam mais tempo nos fios deixando-os hidratados por mais tempo. A cauterização corrige a estrutura capilar através de meios energéticos (agentes catiônicos), e sela as escamas dos fios, elimina o arrepiado dos cabelos e suaviza as pontas duplas. 

O procedimento pode ser feito em salões de beleza se você deseja obter um resultado mais eficaz. Nos salões você encontra produtos especializados, e profissionais que fazem uso de xampu específico como limpadores de resíduos e cremes reconstrutores da fibra capilar, fazem ainda a escova com a prancha de cerâmica aquecida que é própria para o tratamento já que o vapor ajuda a penetração da queratina na fibra capilar.

Todos esses processos são importantes para um resultado perfeito. Também é importante para o sucesso da cauterização que sejam feitas outras aplicações, pelo menos quatro, num intervalo de 20 à 30 dias dependendo da estrutura e condição atual do cabelo.

Tida por alguns como uma hidratação mais profunda, a cauterização, pode ser feita em salões ou até mesmo em casa, já existe no mercado kits que possibilitam fazer o processo em casa. A cauterização é recomendada para todo tipo de cabelo –em especial os mais danificados ou desidratados por uso de outros processos químicos. A cauterização é compatível com todos os tipos de químicas: descoloração, alisamentos, tinturas, etc. Fazem cauterização as pessoas que buscam recuperar a elasticidade do cabelo, eliminar o frizz, e as pontas duplas.

Alguns kits de cauterização para fazer em casa:

cauterização osmose loreal cauterização trivitt cauterização keramax cauterização mindollo alfaparf

  1. Cauterização Molecular Osmose – Loreal
  2. Cauterização Trivitt
  3. Cauterização Keramax
  4. Cauterização Mindollo – Alfaparf

Comenta tb! ;*21

21 Comentários

  • alice

    November 28, 2009 às 1:20 pm

    gostaria de avisar às leitoras deste blog que o x tenso azarou total o meu cabelo que até então só tinha escova de açúcar. Vi diversas reclamações com as quais me identifiquei perfeitamente no tocante ao tipo de dano que ele provoca. De fato, a gente se dana.

  • clarinha

    December 1, 2009 às 5:57 pm

    Olá Alice,
    Nossa, fiquei surpresa! O que foi que aconteceu? Como estava o estado do seu cabelo antes de fazer? Você fez em casa ou no salão? Esse produto é muito bom, mas ele deve ter alguns cuidados, lógico.. Diz pra gente como foi..

  • Ciiih

    December 26, 2009 às 5:50 pm

    amoor , tipo eu vou fazer cauterizaçao na outra semana posso repetir ? pk quero pintar meu cabelo de loiro , ae ele tem que ta forte , mais vc acha que é melhor fazer antes ou depos ?

  • clarinha

    December 27, 2009 às 7:13 pm

    Ciiih, o melhor é fazer cauterização com um intervalo de 15 dias, é mais garantido. Pois cauterização tem queratina e queratina em excesso pode deixar seu cabelo duro e pesado. Se você já fez uma cauterização, pinte os cabelos e depois fala a outra cauterização. Nessa semana você pode fazer uma hidratação, no lugar da cauterização para preparar o cabelo pra tintura, ok? Bjs!

  • Leticia

    February 12, 2010 às 5:33 pm

    Adorei os eu blog! Era exatamente o tipo de leitura que eu estava precisando para os meus cabelos! (que estão destruidos por sinal… vou começar as sessões de cauterização de 15×15 dias este sábado) Estou com um super problema de queda, estou tratando com a dermatologista (que me proibiu tudo, menos hidratações). Fiz diversos exames e o resultado foi que o estresse gerou um problema no meu couro cabeludo. Estou usando xampus específicos formulados (2) e algo para o couro cabeludo. Já tomei pantogar (que vi que você comentou em um post) durante 4 meses. Fantástico para as unhas e para crescimento dos cabelos, mas não resolveu a minha queda…
    Vou seguir o teu blog! Parabéns!
    Beijos
    lelê

  • Suzane

    March 7, 2010 às 1:07 pm

    Eu não tinjo o cabelo , e nem fazia nada nele . Qdo criança meu cabelo era bem lisinho sem nenhum quebrado . Depois dos 14 anos , ele começou a ficar cacheado , volumoso , opaco , quebradiço , isso sem eu FAZER NADA ! Será que foi porque eu o lavava com água quente ? Bom , ele está mais ou menos hoje , porque começei a fazer hidratação semanalmente em casa , embora que ás vezes ele ainda fica super ressecado . Fiz a escova inteligente , mas acho que errei , eu deveria ter feito a cauterização primeiro . O que vcs acham ?

  • clarinha

    March 9, 2010 às 3:22 pm

    Suzane, é normal que com o tempo as características do cabelo mude. Na adolescencia existem os hormônios, além de vocë estar na fase de crescimento e produtos fazem com que o cabelo mude, é normal. Além do sol, vento, poluição, fumaça, calor… tudo isso pode fazer mudar também. Continue nas hidratações e cuide do seu cabelo para que ele volte a ser bonito. A cauterização é uma boa saída também para cuidados, faça a cada 15 dias no inicio e depois a cada 30 dias. Bjs

  • Paula

    April 7, 2010 às 11:50 pm

    Eu não tinjo o cabelo , não aliso , enfim , não faço nada . Mas ele está muito quebrado e ressecado . Será que posso fazer cauterização mesmo que ele não tenha nenhum tipo de quimica ?

  • clarinha

    April 8, 2010 às 2:00 am

    Paula, com certeza! Agora pq será que seu cabelo tá muito ressecado e quebrado? Vc tem usado bons produtos em casa? Bjs.

  • Paula

    April 10, 2010 às 5:18 pm

    Clara , eu não entendo pq meu cabelo está assim . Alguns dizem que é pq não como feijão , nem frutas , verduras , legumes e o cabelo ficou fraco . Qto aos produtos , eu já testei diversas marcas e o resultado é sempre esse . O pior foi um shampoo + condicionador da (NOME PRESERVADO), era um frasco azul escuro , se o meu cabelo estava quebrado , foi ai que acabou de quebrar o resto !!!!

  • clarinha

    April 12, 2010 às 7:19 pm

    Paula, realmente alguns nutrientes que comemos são necessários para a saude dos cabelos. Leia esse artigo que fala de alimentação: http://www.dicasdecabelo.com.br/truques-de-beleza/crescimento-dos-cabelos.html

  • PATRICIA

    April 19, 2010 às 6:24 pm

    Gente, eu fiz uma cauterização em casa com os produtos da Keramax e os meus cabelos ficaram MARAVILHOSOS!!
    Experimentem, vcs vão ADORAR…!!!!

  • joice

    October 8, 2010 às 8:02 pm

    Tenho cabelo liso, mas faço reflexo.portanto esta bem ressecado e acaba ficndo fino e armado.Estou an dúvida se faço cauterização ou escova inteligente.Meu receio de fazer essa ultima é de ficar muito liso.A cauterização tira o volume, deixa brilhoso como a inteligente?

  • clarinha

    October 10, 2010 às 1:33 am

    Joice, a cauterização não é um alisamento e sim uma hidratação potente. Se você quer hidratar deve fazer a cauterização e pode fazer o alisamento depois com a escova inteligente. Não é muito bom fazer a inteligente sem antes hidratar, ainda mais que seu cabelo está muito ressecado.

  • Michele lisboa

    October 26, 2010 às 1:48 pm

    OI Clarainha, tudo bem!!
    Olha sei que abusei da força do meu cabelo.Mas fiz um relaxento, pedi p a garota fazer uma plástica e ela fez uma progrssiva e depois de um mês fiz uma escova térmica e pensei que fosse ficar careca, mas graças a Deus ñ fiquei!!Os meus cabelos começaram a quebra, deu uma quebrada legal na parte de baixo, e na frente. Fiquei com medo até de secar com o secador, estou hidratando ele em casa e estou querendo fazer cauterização!!
    O QUÊ que vc Acha!!

  • clarinha

    October 28, 2010 às 1:26 am

    Michele, cauterização pode fazer sem medo. Mas com 15 dias de diferença entre as aplicações. Bjs

  • Ane

    February 22, 2011 às 11:00 pm

    Oi, Calarinha.
    Meu cabelo esta péssimo e por isso queria fazer algum tratamento no salão para tirar o aspecto “cabelo de boneca barata”. Pensei na cauterização, entretanto eu uso tintura. Gostaria de saber se posso cauterizar e tingir e se devo dar um intervalo entre um processo e outro? Obrigada! Beijim!

  • flavia

    February 28, 2011 às 2:07 pm

    oi gostaria de saber se mesmo fasendo cauterizacao de 30 em 30 dias devo faser massagem em casa toda semana

  • lilia

    August 4, 2011 às 1:04 pm

    fiz cauterizaçao em minha filha tem 7 dias gostaria de saber se posso fazer a escova inteligente caseira ou se tenho de hidratar antes?

  • Sissa

    December 15, 2011 às 3:33 pm

    olá clarinha fiz uma cauterizacao no meu cabelo mais ele ficou ressecado o que eu devo fazer? e eu posso pinta depois de quantos dias porque pinto meu cabelo de loiro

  • anny

    March 28, 2012 às 3:44 pm

    a dorei essas dicas mais gostaria de saber quantas vezes é nessesario fazer calterizaçao pra o cabelo ficar perfeito o meu cabelo estar resecado e o pouco quebrado na frente.

  • Comente

    *
    *

    site statistics